Para ter uma pele saudável e bonita, é preciso hidratá-la adequadamente. No rosto, os cuidados dependem de um cronograma facial específico. E uma etapa que nunca pode faltar é a hidratação. Sendo assim, fatores como idade e tipo de pele influenciam na hora de escolher os produtos. Ainda assim, são muitas as dúvidas sobre como hidratar a pele do rosto.

Confira as dicas da Dra. Fernanda Gonçalves para obter uma pele sempre hidratada 

No inverno, principalmente, esse cuidado é essencial. Afinal, com a temperatura baixa, ventos e maior frequência de banhos quentes, a pele tende a ficar ressecada. A falta de hidratação deixa sinais visíveis na pele, rachaduras, linhas finas e ainda desencadeia o envelhecimento precoce. A hidratação ajuda a criar uma barreira de proteção, combatendo esses danos.


Portanto, criar o hábito de cuidar a pele do rosto é fundamental. É preciso limpar, tonificar e hidratar. Esses três passos são primordiais e podem ainda adicionados outros cuidados para tratar e prevenir manchas, bolsas no olhos e estimular a renovação celular. Então, como hidratar a pele do rosto? Veja a seguir!


ESCOLHA UM HIDRATANTE ESPECÍFICO 

Cada pele possui características próprias, por isso é preciso estar atento na hora de escolher o hidratante da pele do rosto. Existe uma grande variedade de produtos feitos para peles oleosas, secas ou mistas. Além daqueles que ainda possuem proteção solar, efeito clareador e controle da oleosidade.  


Além disso, é preciso lembrar que o hidratante da pele do rosto é diferente de produtos para o corpo. Portanto, não podem ser usados os mesmos itens, já que a pele do rosto exige um hidratante leve e de rápida absorção. Dessa maneira, escolha o hidratante adequado para seu tipo de pele e que atenda as suas necessidades.


USE UM HIDRATANTE COM PROTEÇÃO SOLAR 

De manhã, o ideal é que o hidratante tenha um bom fator de proteção solar com FPS 30 a 60. No entanto, é preciso saber que nenhum bloqueador barra 100% os efeitos nocivos do sol na pele. De fato, os raios UVB e UVA provocam efeitos indesejáveis como rugas, flacidez e até podem provocar câncer. Dessa maneira, até em dias nublados, o hidratante com filtro solar não deve ser dispensado.


APOSTE EM UM HIDRATANTE NOTURNO 

Já na hora de dormir, o hidratante pode ser um ótimo aliado do rosto. Os ativos anti-idade, como o ácido retinoico, promovem um cuidado maior com o aspecto da pele. Além de que o hidratante age melhor durante o período de sono. Com isso, ao amanhecer, a pele estará revitalizada e com uma aparência mais saudável.


ESFOLIE A PELE  

A esfoliação é uma fase do cronograma facial que elimina as células mortas e remove as impurezas que bloqueiam os poros. Dessa forma, permite uma absorção melhor do hidratante ao facilitar a sua penetração. Embora seja uma etapa de limpeza profunda, não é recomendado que o procedimento seja realizado todos os dias. Afinal, peles mais delicadas e secas, não precisam de uma esfoliação semanal, podendo ser feita a cada quinzena. Já as oleosas, podem precisar de uma esfoliação pelo menos 1 vez na semana.


EVITE LAVAR O ROSTO EXCESSIVAMENTE 

Quem sofre com o excesso de oleosidade no rosto, acredita que lavá-lo muitas vezes ao dia é a solução. Esse erro pode ter um efeito rebote, pois as glândulas sebáceas entenderão que o rosto está seco e aumentarão a produção de óleo. Para quem tem pele seca, o excesso de lavagens aumentará o ressecamento. Por isso, é preciso ter cautela.


Opte por lavar o rosto após acordar e antes de dormir, assim a pele se manterá limpa e hidratada. Além disso, essa técnica ajuda a pele a manter sua barreira de proteção natural durante todo o dia.   


Com essas dicas, esperamos que se sinta mais confiante sobre como hidratar a pele do rosto! Além disso, acompanhe a Dra. Fernanda Gonçalves nas mídias sociais, são centenas de informações sobre o universo da estética e seus cuidados :)